Inverno: estação propícia para perder peso

Voltar

Nas baixas temperaturas, organismo gasta mais energia para manter corpo aquecido

 

O frio pode influenciar diretamente na mudança de hábitos alimentares, já que as baixas temperaturas aumentam a sensação de fome e, consequentemente, cresce a vontade de refeições mais pesadas. Porém, diferente do que muitos acreditam, esta é a época do ano mais propícia para perda de peso.

 

De acordo com a nutricionista Talita Villain, com o frio, o organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido, e os alimentos ricos em carboidratos e gorduras são fontes de energia rápida, eles aquecem e trazem sensação de bem estar. “Mas para quem controla a alimentação corretamente, o inverno é a melhor estação para perder peso. No frio, o corpo gasta mais energia para manter a temperatura interna, fator que acelera o metabolismo”, explica.

 

Conforme a nutricionista, alguns produtos ganham ainda mais a adesão dos consumidores neste período de baixas temperaturas sendo possível aproveitar as delícias do inverno de forma saudável. “Uma opção são as bebidas quentes e saudáveis, como chás não adoçados, sopas e caldos de legumes. Além disso, a ingestão de água não pode ser deixada de lado nesta estação. Também é possível optar pelas fontes de gordura boa, como castanhas, amêndoas, abacate, coco e azeite de oliva. Elas aumentam a absorção de vitaminas A, D e E”, afirma Talita.

 

Tendo em vista a maior incidência de gripes e resfriados no inverno, o consumo de vitamina C também é importante, já que ela colabora com o sistema de defesa do organismo. Frutas como laranja, manga, abacaxi e morango são fontes ricas em vitamina C.

 

- Um bom vinho para o inverno

 

Outro produto muito procurado no frio é o vinho. Estudos ressaltam diversos benefícios proporcionados pela bebida, quando consumida com moderação. “Componentes presentes na semente e casca da uva ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, protegendo o coração e as artérias”, conclui a nutricionista do Supermercado Manentti.

Ver Todas as Notícias